Programa Inovador de Apoio à Saúde Infantil e Proporciona 300€ de Plafond em Farmácia

A intervenção social, através de programas de apoio concreto com efeitos práticos imediatos e oportunos para as famílias é, objetivamente, uma linha de ação ainda muito pouco presente nas políticas desenvolvidas diretamente pelas Juntas de Freguesia.

A Junta de Freguesia da União de Freguesias de Gamil e Midões orgulha-se, portanto, de estar na linha da frente da inovação, no que se refere a políticas de proximidade de nova geração nas Juntas de Freguesia, concretamente, em matéria de politicas mais humanizadas, de carácter solidário e de saúde.

Segundo o presidente da Junta, Jorge César Silva, estar atentos à realidade da população que se representa e perceber bem os constrangimentos de natureza socioeconómica a que as famílias se vêem involuntariamente sujeitas, é o ponto de partida para uma nova forma de pensar a União de Freguesias e para desenvolver mecanismos capazes de corresponder às necessidades e às expectativas mais prementes, sentidas no seio da comunidade.

É neste nível de atuação que a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Gamil e Midões se quer centrar: colocando as pessoas e as famílias em primeiro lugar.

Assim, ciente dos encargos financeiros que o nascimento de uma criança no seio de uma família representa, bem como, consciente da importância que o surgimento de um bebé representa também para uma comunidade que se vê a braços com um envelhecimento populacional crescente, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Gamil e Midões, lança um programa que entende constituir um importante elemento de apoio directo às famílias e um aporte muito significativo de incentivo à natalidade e de apoio à saúde infantil.

A ajuda nas despesas de saúde do bebé no primeiro ano de vida é apenas a primeira fase do programa “Infância Saudável”, que virá a integrar novos mecanismos de apoio social e de promoção da saúde infantil, das crianças de Gamil e Midões.

O Programa contempla todas as crianças, com agregado familiar de residência oficial no território de Gamil e Midões, nascidas a partir de 19 de Outubro de 2013 (data da tomada de posse do novo executivo) e consiste na atribuição de um plafond de 300,00€ (trezentos euros) em produtos farmacêuticos obrigatoriamente indicados para bebé.

O Valor, que poderá ser descontado integralmente de forma imediata ou no prazo máximo de um ano, é atribuído sob a forma de conta corrente disponível na Farmácia Viana Queirós (única no território da União de Freguesias de Gamil e Midões e com a qual a Junta de Freguesia estabeleceu um protocolo de cooperação), na qual os pais ou representantes legais da criança poderão obter: vacinas, medicamentos, produtos de puericultura, produtos alimentares e outros, imperativamente destinados ao recém-nascido.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, Jorge César Silva, a ideia inicial do programa era oferecer diretamente as Vacinas Prevenar e Rotatec, ou similares, mas, a ideia foi amadurecendo e evoluiu para um programa mais abrangente e mais completo de ajuda imediata à saúde infantil e ao orçamento familiar, moldável às necessidades específicas de cada recém-nascido, num momento que, numa perspectiva de economia familiar, representa, muitas vezes, um ponto crítico de dificuldade económica.

O projeto consegue, assim, atingir três objetivos fundamentais: proporciona uma ajuda social direta e imediata ao orçamento familiar num momento especialmente crítico como o do nascimento de uma criança; constitui um importante instrumento de apoio à saúde infantil; e, colateralmente, consubstancia um apoio à farmácia local, cuja manutenção em funcionamento é manifestamente do interesse público da população (as farmácias proporcionam um importante apoio às comunidades onde estão inseridas, na medida em que, são muitas vezes a primeira linha de recurso das populações para conselhos de saúde e prestam excelente serviço na educação para a saúde, factos aos quais acresce a comodidade e a economia em deslocações, sobretudo para idosos e outros setores da população especialmente limitados em termos de mobilidade).

Calendário de Eventos
Maio 2024